sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

MGF entra com ação no STJ para tentar reaver presidência do Bahia

Atualizado em

Ex-presidente tricolor tenta reaver o poder no clube. A ação está a cargo do ministro Sidnei Agostinho Beneti e deve ser julgada após o recesso do STJ, em fevereiro

Marcelo Guimarães Filho; Bahia (Foto: Raphael Carneiro)
O ex-presidente do Bahia, Marcelo Guimarães Filho, não desistiu de voltar a comandar o clube. Destituído judicialmente no meio do ano passado, o cartola ingressou nesta sexta-feira com uma medida cautelar no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para tentar recuperar o poder no Tricolor.
Ação MGF (Foto: Reprodução / STJ) 
Marcelo Guimarães Filho entrou com medida cautelar para reaver a presidência do Bahia (Foto: Reprodução / STJ)



A ação está a cargo do ministro Sidnei Agostinho Beneti. A princípio, a medida cautelar não deve ser julgada até o fim das férias coletivas do STJ, no dia 31 de janeiro. Porém, o presidente da casa, ministro Felix Fischer, pode optar por julgar o processo antes, já que a ação tramita em caráter de urgência.

Em dezembro do ano passado, Marcelo Guimarães Filho teve indeferida uma medida cautelar impetrada no Tribunal de Justiça da Bahia.

Marcelo Guimarães Filho foi afastado da presidência do Bahia em julho de 2013 após a desembargadora Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos julgar improcedente o recurso do Bahia e derrubar a liminar que mantinha o dirigente no cargo. O advogado Carlos Rátis foi nomeado interventor com o objetivo de convocar eleições para o conselho e a presidência do clube.

Novos conselheiros foram eleitos, o estatuto reformado e Fernando Schmidt eleito presidente através da eleição direta do sócio. Além disso, foi realizada uma auditoria no clube - abrangendo o segundo mandato do ex-presidente Marcelo Guimarães Filho, entre 1º de janeiro de 2012 e 30 de junho de 2013 – que, dentre outras coisas, detectou apropriação indébita, negociações nebulosas e um grave problema financeiro no clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário